NANTEN

CREMESP 971400
CNPJ 26.622.691/0001-59
INSTITUTO DE ORTOPEDIA E SAÚDE
Viscossuplementação (inflitração com ácido hialurônico): o que é, quando é indicado, procedimento e quais os resultados esperados com esse tratamento.

O QUE É
A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgaste, no qual
aplica-se ácido hialurônico, chamado de líquido sinovial.
O ácido hialurônico é normalmente produzido pelas células da membrana das articulações. Em doenças cartilaginosas, em especial na artrose (doença que causa o desgaste da articulação), a superfície dos ossos tornam-se ásperas, o fluído fica mais fino e o espaço entre os ossos diminui. O ácido hialurônico é uma substância gelatinosa cuja função primordial é amortecer e lubrificar a articulação do joelho, além de ter um efeito anti-inflamatório local. A viscossuplementação é um procedimento que injeta ácido hialurônico em um joelho com algum grau de doença cartilaginosa.

QUANDO É INDICADO
É indicado para tratamento de artrose, artrite, condromalacia e desgaste das articulações quando não houve melhora com o tratamento conservador, incluindo: fisioterapia, modificação da atividade física, perda de peso, anti-inflamatórios não-esteróides e analgésicos.
SOBRE O PROCEDIMENTO
O procedimento é realizado no consultório ou no centro cirúrgico sob condições de assepsia e antissepssia e pode ser feito em uma única aplicação ou em até cinco aplicações, com freqüência de 1 vez por semana.
A aplicação é rápida e indolor, podendo ter efeitos colaterais leves e de pouca duração, tais como dor, inchaço, calor, erupção cutânea, coceira e/ou vermelhidão. E, em casos muito raros, infecção articular.

RESULTADOS ESPERADOS COM O TRATAMENTO
-
Redução das dores e da sensação de desconforto: ação direta nos receptores de dor articular, causando analgesia prolongada;
-
Proteção das células da cartilagem: redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose e estabilização da degradação da matriz cartilaginosa;
-
Estímulo à produção de mais líquido sinovial: estímulo da produção do próprio ácido hialurônico, com melhoria da viscosidade do líquido sinovial e estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II.
* Os resultados do tratamento duram de 6 meses a um ano.