Tipos de pisada e sua importância na hora de comprar um tênis para a prática da corrida.

O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, entre elas: os tipos de pé, joelhos e a flexibilidade nas articulações.

 

A ortopedia classifica os pés de três formas: Normal, Plano e Cavo. Temos uma matéria na qual detalhamos melhor os três tipos de pés, mas de forma resumida, o Pé Normal é o pé no qual o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada, enquanto que o Pé Plano, conhecido também como Pé Chato, toca o chão quase que por inteiro e possui um formato reto e, o Pé Cavo tem um arco bem acentuado e curvado, onde a planta do pé quase não toca o chão.

A disposição dos joelhos também influencia na pisada e essa articulação pode possuir alguns desvios classificados de duas formas: Joelho Valgo, que consiste na aproximação das articulações e no afastamento dos pés e Joelho Varo, que representa o arqueamento das pernas, promovendo a projeção das articulações para fora.

 

Além do tipo de pé e da disposição dos joelhos, o ângulo formado pelo quadril e a flexibilidade de articulações, como as do tornozelo são características anatômicas que somadas ao equilíbrio dos músculos específico de cada pessoa fazem com que cada uma delas apresente um determinado tipo de pisada.

TIPOS DE PISADA

PRONADA

Quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro.

 

SUPINADA

O pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé.

 

NEUTRA

Começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.

Como descobrir qual é a sua pisada?

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência, especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com o fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.

 

O melhor tênis para cada tipo de pisada x a importância do tênis correto para seus pés

Muitas dores que ocorrem antes, durante e depois de uma corrida podem estar relacionadas com a pisada do corredor. Algumas articulações como os tornozelos e joelhos, assim como a canela e até mesmo a coluna podem sofrer caso a pisada errada não seja corrigida. Tudo está relacionado ao apoio excessivo num ponto do pé, que deveria ser mais bem distribuído.


Quando nosso pé atinge o chão, durante uma corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, oito vezes o peso do nosso corpo. Nosso corpo absorve o choque de cada passo e a derivação desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos utilizando um tênis adequado.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS TÊNIS PARA OS DIFERENTES TIPOS DE PISADAS

Levando em consideração os pontos colocados acima e a necessidade de suprir o mercado com tênis que atendam a diversos atletas (ou amadores) com diferentes tipos de pisadas, as empresas fabricantes de calçados esportivos buscam alternativas na tecnologia para adequar os tênis para evitar lesões por causa da pisada.

 

SISTEMA DE AMORTECIMENTO LEVE PARA PISADA NEUTRA

Para esse tipo de pisada, um tênis com amortecimento leve pode resolver o problema de dores e evitar lesões. Para esse caso de pisada, não há necessidade de grandes correções.

 

SISTEMA DE AMORTECIMENTO SUPERIOR PARA PISADA PRONADA

O tênis que compensa a pisada pronada trabalha em cima do amortecimento fazendo com que o impacto da pisada seja mais leve. Os modelos disponíveis no mercado podem corrigir a pronação leve, no caso de alterações moderadas ou graves, recomenda-se procurar um ortopedista especialista em pé. Ter certeza do grau de pronação ajuda na escolha do tênis.

 

SISTEMA DE AMORTECIMENTO PARA PISADA SUPINADA

A pisada supinada tende a prejudicar a parte externa do pé, por isso que um bom amortecedor no tênis pode compensar ao aderir o impacto para o calçado e não para o pé ou outras partes que poderão sofrer com esse impacto. A estabilidade é importante porque a tendência é que o corpo balance com essa pisada e, consequentemente, sofra desgastes e lesões na parte alta do corpo como a coluna e os ombros.

VENHA NOS CONHECER

Avenida Angélica, 916 - cj. 608 - SP

CEP 01227-000

Agende já sua consulta

(11) 2501-1943 (tel)

(11) 94370-7156 (whatsapp)

CONTATOS

Tel: (11) 2501-1943 / (11) 94370-7156

E-mail: contato@isonanten.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon