NANTEN

CREMESP 971400
CNPJ 26.622.691/0001-59
INSTITUTO DE ORTOPEDIA E SAÚDE
Tendinite calcária: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

A tendinite calcária é uma forma grave e agressiva de tendinite que ocorre quando existe a formação de depósitos de cálcio (hidroxiapatita) nos tendões do ombro. Os tecidos ao redor do depósito de cálcio podem ser tornar inflamados causando dor no ombro.
CAUSAS
Ainda não se sabe exatamente porque esta calcificação se forma, mas geralmente ocorre após os 40 anos de idade e é mais comum em mulheres.
Existem três teorias que surgiram na tentativa de explicar os mecanismos envolvidos no surgimento da doença:
1. Calcificação Reativa:
Ocorre geralmente em pacientes mais jovens após um trauma ou esforço na região do ombro.
2. Calcificação Degenerativa:
O desgaste e o envelhecimento são as principais causas da calcificação degenerativa. Com o tempo, o fluxo sanguíneo para os tendões do manguito rotador diminui fazendo com que o tendão fique mais fraco e apareçam micro-rupturas. Com isso, depósitos de cálcio surgem nos tendões danificados como parte do processo de cura.
3. Falta de oxigênio nos tendões:
Alguns especialistas acreditam que os depósitos de cálcio ocorrem quando não há oxigênio suficiente para os tecidos do tendão.
SINTOMAS
-
Rigidez/endurecimento da articulação do ombro;
-
Fraqueza na articulação acometida;
-
Dor que se agrava com o movimento de elevação do braço acima do nível do ombro;
-
Perda de movimento do ombro (quando a doença já está em grau evoluída, a rigidez e a dor acabam tirando até o sono da pessoa acometida pela doença.
DIAGNÓSTICO

O diagnóstico deve ser feito por um médico especialista, um médico ortopedista, preferencialmente especialista em ombro e cotovelo.
É realizado através de exame clínico com o apoio de exames de imagem. Sendo o mais comum, a radiografia.
A ultrassonografia e a ressonância magnética podem ser necessárias para descartar outras doenças, como a síndrome do impacto, ruptura do manguito rotador e a capsule adesiva, quando a radiografia não demonstra a calcificação.
TRATAMENTO
O tratamento mais comum para a tendinite calcária é o tratamento conservador.
O tratamento conservador consiste no repouso imediato, fisioterapia, utilizando procedimentos como o ultra som, a eletroanalgesia, o laser e o calor, visando o alívio da dor, a diminuição do processo inflamatório local, a recuperação/ganho da amplitude de movimento e o fortalecimento dos tendões do manguito rotador.
O uso de analgésicos e anti-inflamatórios também é comum no tratamento, ajudando o paciente a combater a dor.
Em alguns casos crônicos, o tratamento cirúrgico é indicado. A cirurgia consiste na retirada do depósito do cálcio por via artroscópica.
Após a cirurgia, recomenda-se a fisioterapia para a reabilitação pós-operatória do paciente.