Sarcoma de Ewing: sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento.

ewing sarcoma gross photo.jpg
  • Sarcoma de Ewing é um tumor ósseo maligno, descrito por James Ewing em 1921.

  • Compreende aproximadamente 6% a 12% do total dos tumores primários ósseos malignos.

  • Corresponde a 1% entre todas as neoplasias que incidem na infância.

  • O tumor costuma acometer os indivíduos dos 5 aos 15 anos.

  • Se há uma suspeita de tumor de Ewing em uma criança com menos de 5 anos, o diagnóstico diferencial com linfoma ou metástase de neuroblastoma deve ser realizado.

  • É mais frequentemente identificado nos ossos longos, na pelve, nas vértebras e nos arcos costais. O osso mais comumente acometido é o fêmur.

SINTOMATOLOGIA

- Dor local: dor que piora durante a noite ou durante a prática de exercícios, no local onde está localizado o tumor. A dor pode ser provocada pela disseminação da doença sob o periósteo (cobertura externa do osso) ou pela fratura de um osso enfraquecido pelo tumor;

- Nódulo: inchaço ou sensibilidade no local do tumor. A maioria dos tumores de Ewing causam edema ou uma massa que pode ser notada com o seu crescimento.

- Mal-estar e fraqueza (fadiga);

- Febre baixa;

- Perda de peso;

- Fratura após acidentes ou atividades simples;

- Falta de sensibilidade ou paralisia dos braços e pernas (quando o tumor atinge áreas próximas da coluna espinhal).

 

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico deve sempre ser fundamentado através da história clínica, exames de imagens e estudo anatomopatológico (biópsia), com estadiamento local (ressonância magnética com contraste) e sistêmico (tomografia computadorizada, Pet-Scan e exames laboratoriais – hemograma, vhs, pcr, fosfatase alcalina, desidrogenase lática, a fim de afastar ou confirmar processos metastáticos.

 

 

TRATAMENTO

É dividido em três etapas: quimioterapia pré operatória, cirurgia (prótese ou enxerto) e quimioterapia combinada ou não à radioterapia pós operatória, mais reabilitação motora.

 

Quaisquer dúvidas entre em contato com a Nanten, o nosso oncologista ortopédico (Dr. Anderson Rodrigues) responderá o mais rápido possível .

por Anderson Rodrigues