NANTEN

CREMESP 971400
CNPJ 26.622.691/0001-59
INSTITUTO DE ORTOPEDIA E SAÚDE
Reabilitação na Artrose do Joelho.

Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. A artrose no joelho ou gonartrose é resultado de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem do joelho que ocorre naturalmente, com o avançar da idade ou de forma secundária devido ao excesso de peso, atividades que exijam movimentos repetitivos sobre a articulação acometida, desvio de alinhamento do eixo do joelho, traumatismo com fratura, ou lesões de ligamentos e/ou menisco.

SINTOMAS
-
Dor de caráter mecânico, ou seja, que surge com o movimento e tende a aliviar com o repouso;
-
Falta de firmeza/dificuldade de apoiar o peso do corpo sobre o joelho;
-
Estalos no joelho;
-
Inchaço do joelho (derrame articular);
-
Rigidez ao iniciar os movimentos;
-
Limitação dos movimentos;
-
Em casos mais avançados, pode causar deformidade progressiva do joelho.
TRATAMENTO E REABILITAÇÃO
O diagnóstico da artrose é feito pelo exame clínico e pela imagiologia e o tratamento tem como objetivo proteger as articulações e estimular sua movimentação, a fim de evitar o processo de enrijecimento articular.
Seu tratamento passa pela aplicação de uma série de medidas, recomendadas pelo médico especialista de acordo com a particularidade de cada paciente:
-
Perder peso: é de extrema importância, visto que cada quilo perdido equivale à uma força quase quatro vezes superior retirada do joelho.
-
Exercício físico orientado por um especialista que têm o intuito de ajudar na perda de peso do paciente, fortalecer os músculos, aumentar a massa óssea e reduzir a dor.
-
Uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para ajudar a controlar a dor e o inchaço do local.
-
Uso de injeção intra-articular de ácido hialurônico para aliviar a dor e inchaço da região.
-
Fisioterapia: é um dos principais meios de tratamento para a osteoartrite, tem como foco o controle da dor e inchaço com recursos de eletrotermofototerapia, correção biomecânia com exercícios de fortalecimento muscular, elasticidade, equilíbrio e treino sensório-motor.
-
Cirurgia: somente recomendada em casos avançados de artrose no joelho, quando a região apresenta deformidades angulares.
FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO:

A fisioterapia é fundamental no tratamento da gonoartrose para evitar a degradação progressiva da articulação e diminuir a dificuldade na realização das atividades do dia-a-dia do paciente. Seu principal objetivo é retardar ao máximo a incapacidade que essa doença pode trazer devido à dor e dificuldade de movimentar esta articulação.
Sendo assim, a fisioterapia consistirá na utilização de diversas modalidades e técnicas terapêuticas a fim de:
-
Diminuir a dor;
-
Combater a sobrecarga da articulação;
-
Evitar o acúmulo de líquido dentro da articulação, o que gera o inchaço;
-
Manter ou recuperar os movimentos de flexão e extensão do joelho;
-
Aumentar a estabilidade do joelho.
O tratamento fisioterápico da doença pode ser efetuado em sessões diárias ou dias alternados e sua duração vai depender do quadro e evolução de cada paciente, mas acontece basicamente em três fases:
Fase 01: Eletrotermofototerapia
Utilização de técnicas com laser de baixa intensidade e terapia combinada para aliviar a dor do paciente e diminuir a inflamação e edema.
Para o tratamento dos sinais inflamatórios são utilizados agentes físicos de calor, frio, ultra-sons e correntes elétricas com fim analgésico e anti-inflamatório.
Fase 02: Terapia manual
Técnicas de mobilização e manipulação articular que comprovadamente aliviam imediatamente a dor, além de manter o resultado a longo prazo.
Fase 03: Fortalecimento, Equilíbrio e Correção biomecânica
Aqui os exercícios são intensificados para promover o fortalecimento e equilíbrio dos músculos, recuperando os movimentos.
Nessa fase preconiza-se o Treino de equilíbrio e proprioceção; reeducação do padrão do movimento, exercícios de reforço muscular do quadríceps, dos isquiotibiais, dos glúteos e da panturrilha, entre outros, para que se consiga o global fortalecimento do joelho e equilíbrio muscular desta articulação a assim propiciando a melhora da sobrecarga e, consequente, da dor.
O mais importante é que o paciente permaneça ativo, não evite fazer caminhadas, bicicleta, fortalecimento, ou seja, atividade física em geral. Lógico que nenhuma delas pode aumentar a dor. Caso isso ocorra, no procure para orientemos o melhor exercícios e a dose do mesmo para o seu caso em particular.