top of page

Prótese do tornozelo (artroplastia): indicações e resultado.

protese-tornozelo-blog.jpg

A artroplastia do tornozelo é um procedimento que consiste na substituição articular por uma prótese e é indicada nos casos graves de lesão da cartilagem articular. Trata-se de uma técnica autorizada recentemente pela Anvisa no Brasil que tem como objetivo aliviar as dores de pacientes com artrose nesta articulação, preservando a função articular e tentando conservar a mobilidade do tornozelo.

Screen Shot 2018-12-09 at 19.05.06.png

A prótese de tornozelo é indicada para casos graves de artrose no tornozelo, de origens traumáticas, reumatológica ou até mesmo degenerativas com dor e evolução avançadas sem melhora com os tratamentos convencionais e conservadores.

A artrose do tornozelo (desgaste da articulação do tornozelo) é uma doença degenerativa, progressiva e muitas vezes incapacitante, devido ao quadro de dor e perda de movimento da articulação. O problema ocorre em função do desgaste da cartilagem que tem a função de proteger os ossos para que eles não tenham contato entre si, amortecendo o impacto. Com a ausência deste tecido elástico, as dores são inevitáveis e chegam até a impedir a realização de certos movimentos. Ela pode dificultar o deambulação do paciente em longas distâncias e assim, a cirurgia vem para devolver a mobilidade e qualidade de vida dele.

Na maioria dos casos, o tratamento dessa doença degenerativa e crônica é medicamentoso e inclui fisioterapia. No entanto, pacientes que apresentam casos mais graves podem ser submetidos a cirurgias que reparam e restabelecem a articulação lesionada.

Os resultados da cirurgia são imediatos e o paciente deixa de sentir a dor provocada pela doença logo após o procedimento cirúrgico. No entanto, para que a recuperação seja completa, após a cicatrização da cirurgia, recomenda-se que o paciente faça acompanhamento com fisioterapia.

bottom of page