03/07/2020

Uma recente publicação da Br J Sports Med traz um estudo com o protocolo de retorno gradual ao esporte para atletas de alto rendimento que foram contagiados com a Covid-19 e manifestaram sintomas leves a moderados da doença.

Cervicalgia: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

14/01/2020

A cervicalgia, popularmente conhecida como torcicolo, é a dor no seguimento cervical da coluna vertebral (parte posterior e lateral do pescoço. Constitui a segunda causa mais comum de dor no adulto, ficando somente atrás dos quadros de cefaléia. 

Lesão do bíceps distal: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

01/12/2019

A lesão do bíceps distal é uma lesão rara que acomete predominantemente atletas, trabalhadores braçais e pacientes de alta demanda funcional. Ocorre com trauma indireto quando o cotovelo fletido a 90 graus, com a mão espalmada, com realização de extensão de cotovelo, faz contra resistência.

Osteocondrite do calcâneo (Server): o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

26/11/2019

Também conhecida como Osteocondrite de Server, a osteocondrite do calcâneo é uma inflamação na placa de crescimento do osso do calcanhar, próxima ao tendão de Aquiles.

A doença acomete principalmente crianças entre 7 e 12 anos de idade, em sua maioria do sexo masculino (proporção de 6:1) e está relacionada com o aumento da atividade esportiva de impacto, como o futebol, basquete, handebol e o vôlei.

Osteocondrite Dissecante do joelho (OCD): o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

10/11/2019

A Osteocondrite Dissecante é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho. Mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens e com predominância no sexo masculino, ocasiona efeitos secundários sobre a cartilagem articular, causando dor, edema e possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, incluindo o bloqueio articular.

Rabdomiossarcoma em partes moles: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

27/10/2019

Sarcomas são cânceres que se desenvolvem a partir dos tecidos conectivos, como músculos, tecido gorduroso, membranas que revestem as juntas ou vasos sanguíneos. 

Tendinopatia dos adutores do quadril: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

06/10/2019

A tendinite ocorre em decorrência de um desequilíbrio muscular, sobrecarregando os músculos que tensos tracionam os tendões, gerando inflamação e dor. Ou seja, a tendinopatia dos adutores do quadril é a inflamação nos tendões dos adutores do quadril.

Tendinite patelar (joelho do saltador): o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

08/09/2019

Muito comum em atletas corredores, a tendinite patelar, também conhecida como joelho do saltador é uma inflamação no tendão da patela do joelho.

O tendão patelar se localiza abaixo da patela e faz a ligação entre ela e a tíbia (osso da perna).

Fratura por estresse dos metatarsos

01/09/2019

A fratura por estresse é a lesão que ocorre como resultado de um número elevado de sobrecargas cíclicas de intensidade superior à resistência máxima do tecido ósseo. A fadiga e o desequilíbrio muscular são os principais responsáveis por essas fraturas, pois a redução da absorção do impacto sobre o osso, gera um aumento de estresse em pontos focais.

O que é ortopedia oncológica

26/08/2019

A ortopedia oncológica é uma subespecialidade da Ortopedia , que se dedica ao estudo , diagnóstico e tratamento dos tumores músculo-esqueléticos , na faixa etária que abrange desde os recém nascidos até os idosos, necessitando e se relacionando com diversas áreas da sáude: oncologia clínica , patologia , hematologia , cirurgia torácica , radioterapia , determinado uma das suas características principais , a multidisciplinaridade.

Discinesia escapular: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

04/08/2019

A discinesia escapular ocorre por uma disfunção da musculatura para-escapular, que é responsável por estabilizar a escápula junto ao tórax durante o arco de movimento dos membros superiores.

Tendinite dos adutores da coxa: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

28/07/2019

A tendionopatia dos adutores da coxa é uma lesão de sobre uso causada por pequenas lesões, também conhecidas como microruturas, associadas ao uso excessivo do tendão.

Pé plano adquirido do adulto: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

17/07/2019

Também conhecida como pé plano por disfunção do tibial posterior, a doença do pé plano adquirido do adulto atinge principalmente mulheres entre 50 e 70 anos de idade e é descrita por uma diminuição do arco interno do pé em resultado de um mau funcionamento ou debilidade do tendão do músculo tibial posterior e estruturas mediais do pé e tornozelo.  

Lesão no menisco: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

10/07/2019

Os meniscos são estruturas cartilaginosas que ficam dentro do joelho, localizadas entre a tíbia e o fêmur. Em forma de C, têm como função absorver impactos, contribuir para estabilidade articular dos joelhos, auxiliar na lubrificação, proteger a cartilagem e melhorar o movimento.

Osteoma Osteóide: o que é, características, diagnóstico e tratamento.

03/07/2019

É uma lesão benigna, porém, as vezes, de comportamento ativo, causando dor de caráter intenso na região óssea. Seu diâmetro atinge cerca de 1 a 1,5cm, cujo pequeno nicho, que corresponde efetivamente à lesão.

Artrose do quadril: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

23/06/2019

A artrose do quadril acomete, na maioria das vezes, pessoas acima dos 45 anos, preferencialmente mulheres. Mas pode também se manifestar em pessoas mais jovens, sobretudo atletas que utilizam muito a articulação do quadril.

Síndrome do impacto no ombro (SIO): o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

28/05/2019

A síndrome do impacto no ombro (também conhecida como SIO) é uma doença inflamatória e degenerativa que se caracteriza por impactação mecânica de determinadas estruturas que se localizam no espaço subacromial da articulação. 

Entorse de tornozelo: o que é, graus, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

22/05/2019

A entorse de tornozelo é a mais comum das lesões traumáticas ortopédicas. Frequentemente encontrada na população ativa, essa lesão musculoesquelética, geralmente envolve lesão dos ligamentos laterais do tornozelo.

Ocorre com maior frequência nos atletas de futebol, vôlei e basquete e corresponde a cerca de 10 a 15% de todas as lesões do esporte.

Lesão do ligamento colateral medial: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

16/05/2019

O ligamento colateral medial (LCM) é um dos quatro ligamentos responsáveis pela estabilização do joelho, sua função é evitar o excesso de movimento ou balanço, preservando as estruturas internas do joelho.

Sarcoma de Ewing: sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento.

05/05/2019

- Sarcoma de Ewing é um tumor ósseo maligno, descrito por James Ewing em 1921.

- Compreende aproximadamente 6% a 12% do total dos tumores primários ósseos malignos.

- É mais frequentemente identificado nos ossos longos, na pelve, nas vértebras e nos arcos costais. O osso mais comumente acometido é o fêmur.

Tendinite do glúteo médio: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

27/12/2019

A tendinopatia, também conhecida como tendinite, é um processo patológico, geralmente causado pelo aumento na demanda do tendão. No quadril, os tendões dos músculos glúteos (médio e mínimo) são os mais acometidos por tendinites.

Tendinite calcária: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

16/04/2019

A tendinite calcária é uma forma grave e agressiva de tendinite que ocorre quando existe a formação de depósitos de cálcio (hidroxiapatita) nos tendões do ombro. Os tecidos ao redor do depósito de cálcio podem ser tornar inflamados causando dor no ombro.

Neuroma de Morton: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

05/04/2019

É uma lesão tumoral benigna causada por uma fibrose do nervo digital plantar, ou seja, é a inflamação e espessamento do nervo que fica entre os ossos dos dedos do pé.

Fratura por estresse: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

26/03/2019

A fratura por estresse ocorre quando o osso é submetido a uma carga excessiva e não suporta tamanha pressão. A sobrecarga e o aumento do impacto fragilizam o osso a ponto de fazê-lo trincar e quebrar.

Lipoma: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

24/03/2019

Com incidência estimada de 10% e prevalência em 2,1 por 1.000 pessoas, tratam-se de tumores cutâneos benignos constituídos de células de gorduras maduras que se apresentam mais frequentemente nas regiões subcutânea e subdérmica.

Epicondilite lateral ou cotovelo do tenista: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

14/03/2019

Apesar de ser conhecida também como “cotovelo do tenista”, a epicondilite lateral não é um problema limitado a quem pratica esse esporte. Trata-se de uma inflamação dos tendões que unem os músculos do antebraço do lado de fora do cotovelo, comum a quem realiza movimentos repetitivos com o punho e os dedos.

Condromalácia Patelar: o que é, causas, sintomas e tratamento.

27/02/2019

A condromalácia é o amolecimento e degeneração da cartilagem da patela, podendo variar entre seu amolecimento até uma lesão aguda, causando fissuras e provocando desconforto e dores, atingindo toda a espessura da cartilagem da patela.

Lesão do Manguito Rotador (Ombro): causas, sintomas e tratamentos.

19/02/2019

O manguito rotador é formado por quatro músculos que mantém o úmero (osso do braço) encaixado na escápula, ajudando a manter o ombro estável.

Lesão do tendão do Calcâneo (Aquiles)

15/02/2019

O tendão do calcâneo, também conhecido como tendão de Aquiles, é o mais forte tendão presente no corpo humano, podendo suportar até 12,5 vezes o peso corporal. Consiste num tecido fibroso  e se localiza na região posterior do tornozelo, abaixo da panturrilha, ligando o músculo da panturrilha ao calcanhar.

Viscossuplementação: o que é, quando é indicado, procedimento e quais os resultados esperados com esse tratamento.

31/01/2019

A viscossuplementação é um tratamento utilizado para reposição de fluídos nas articulações com desgaste, no qual aplica-se ácido hialurônico, chamado de líquido sinovial.

Cisto ósseo simples: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

17/01/2019

O cisto ósseo simples é uma lesão benigna, rara, que acomete o tecido ósseo. Usualmente encontrado em crianças e adolescentes, incide preferencialmente próximo as articulações dos ombros e quadril, mas pode aparecer também em outras localizações.

Luxação do Ombro ou “ombro deslocado”: causas, diagnóstico e tratamento.

07/01/2019

O termo luxação do ombro é utilizado para denominar a perda do contato e congruência entre as duas superficies da articulação do ombro (articulação glenoumeral). Ou seja, o deslocamento ou o desencaixe da cabeça do úmero (osso do braço) e cavidade glenoidal.

Tendinite patelar ou joelho do saltador: causas, sintomas e tratamento.

21/12/2018

A tendinite patelar, também conhecida como “joelho do saltador” ou “jumpers knee”, caracteriza-se por uma dor focal na região infra-patelar (abaixo da rótula do joelho) no trajeto do tendão patelar. Normalmente afeta a fixação do tendão patelar do pólo inferior da patela devido ao mecanismo de cizalhamento que ocorre durante a desaceleração no esporte.

Prótese do tornozelo (artroplastia): indicações e resultado.

13/12/2018

A artroplastia do tornozelo é um procedimento que consiste na substituição articular por uma prótese e é indicada nos casos graves de lesão da cartilagem articular. 

Metástases ósseas: sintomas, diagnóstico e tratamentos

As metástases podem ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras partes do corpo.

Pé torto congênito: causas e tratamento

07/11/2018

O pé torto congênito é uma mal formação congênita apresentada como uma deformidade em equino, cavo e varo dos pés. Ou seja, o bebe nasce com o pé invertido, “virado para dentro”. A deformidade pode estar presente nos dois pés em cerca de 50% dos casos ou compremeter apenas um dos lados.

Osteossarcoma

24/10/2018

É um tumor maligno que começa nas células dos ossos e aparece mais comumente nos ossos da tíbia, fêmur e úmero. Tem maior incidência em crianças e adolescentes, principalmente no estirão do crescimento, devido à velocidade com que os ossos aumentam durante esse período. Mas também pode ocorrer em adultos.

Lesão muscular: graus, causas, tratamentos e dicas de como evitar.

18/07/2018

Ao contrário do que muitos pensam, as lesões musculares não são privilégio somente dos atletas amadores e profissionais, qualquer pessoa pode estar sujeita a uma lesão muscular enquanto realiza tarefas rotineiras.

Exercício na gravidez

04/07/2018

Exercícios regulares trazem benefícios significativos para a saúde e o bem-estar. De acordo com o Guia Nacional do Departamento de Saúde e Serviços Humanos Americano (HHS) e a Faculdade de Obstetricia e Ginecologia (ACOG), todas as mulheres grávidas em estado saudável deveriam fazer exercícios regulares.

5 maneiras de manter sua coluna saudável

01/06/2018

Este artigo foi escrito para destacar algumas ações bastante simples que você pode fazer para ajudar a alcançar algum nível de conforto e alívio da dor.

03/06/2018

O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, entre elas: os tipos de pé, joelhos e a flexibilidade nas articulações.

Síndrome do Trato Iliotibial ou Joelho do Corredor

17/05/2018

A síndrome do trato Iliotibial é uma lesão por sobrecarga. É a segunda lesão mais frequente e a primeira maior causa de dor na região lateral do joelho de corredores, podendo acometer também praticantes de outros esportes que envolvem flexões repetitivas do joelho, como o ciclismo e maratonistas de longa distância.

Os benefícios da caminhada para a saúde

10/05/2018

A caminhada é uma atividade física indicada para emagrecer e manter a saúde da mente, reduzindo o estresse e a ansiedade, além de ser recomendada por cardiologistas por melhorar a circulação sanguínea e oxigenação do corpo.

Síndrome do Túnel do Carpo

30/04/2018

É uma doença causada pela compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura que se localiza no punho.

Bursite Trocantérica: causas, sintomas e tratamento.

20/04/2018

A Bursite ou Sindrome dolorosa trocantérica, é caracterizada pela inflamação de uma Bursa (Bolsa de conteúdo gelatinoso). Suas funções são de reduzir os impactos em proeminências ósseas, dissipando a energia de um eventual trauma ou contusão, por isto estão localizadas em diversos lugares no corpo humano. 

Dor lombar: pacientes estão recebendo tratamento errado

05/04/2018

Principal causa de incapacidade no mundo, a dor lombar está sendo tratada inadequadamente, diz estudo publicado em 21 de Março de 2018, no periódico The Lancet. Segundo os pesquisadores, na maioria dos casos, analgésicos, exames de imagem e cirurgias não são o ideal para aliviar o problema.

Reabilitação na Artrose do Joelho

29/03/2018

Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. A artrose no joelho ou gonartrose é resultado de um processo degenerativo por desgaste na cartilagem do joelho que ocorre naturalmente, com o avançar da idade ou de forma secundária devido ao excesso de peso, atividades que exijam movimentos repetitivos sobre a articulação acometida, desvio de alinhamento do eixo do joelho, traumatismo com fratura, ou lesões de ligamentos e/ou menisco.

Câncer de Osso: Sintomas, Causas e Tratamentos.

20/03/2018

O Câncer Ósseo é um tumor maligno que destrói o tecido ósseo saudável. Ele pode ser classificado em dois tipos:

1. Câncer Primário: é o câncer que se origina no próprio osso e é um tipo de câncer raro.

O que é bursite no ombro: sintomas, causas e tratamentos.

23/02/2018

Bursite é a inflamação da bursa (ou bolsa) sinovial, estrutura membranosa revestida de líquido que age como amortecedor de atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações.

Dicas de como manter os joelhos saudáveis e longe de lesões

19/02/2018

O joelho é composto por diversas estruturas: ligamentos, meniscos, tendões, cápsula articular, entre outras. Trata-se de uma articulação complexa que necessita de estabilidade e flexibilidade ao mesmo tempo, pois sustenta a maior carga e o peso do corpo.

Para que serve a curva na sola do pé?

05/02/2018

A curva da sola do pé surge na infância, quando o corpo se desenvolve. Ela serve para distribuir o peso do corpo sobre os pés e ajudar na absorção de impactos. Também chamada de arco plantar, tende a aparecer normalmente até os seis anos de idade, conforme o desenvolvimento da musculatura ao andar. No entanto, nem sempre isso ocorre ou ocorre da forma adequada, resultando então em alguns problemas ortopédicos.