Neuroma de Morton: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

É uma lesão tumoral benigna causada por uma fibrose do nervo digital plantar, ou seja, é a inflamação e espessamento do nervo que fica entre os ossos dos dedos do pé.

 

Em outras palavras, é um nódulo que se forma ao redor do nervo, localizado na parte inferior do pé, podendo atingir 10mm de diâmetro.

 

 

CAUSAS

A etiologia exata ainda é desconhecida. No entanto, especialistas acreditam que esta condição pode estar relacionada a uma reação do nervo do pé a uma irritação, pressão ou lesão e alguns fatores podem ter papel relevante no desenvolvimento dessa condição:

- Atividades esportivas de alto impacto, como a corrida;

- Sapatos apertados ou salto alto, pois colocam pressão extra sobre o antepé;

- Deformidades nos pés, tais como a joanetes, o pé chato e arcos altos do pé (pisada hiperpronada). Existe uma relação entre pisadas hiperpronadas e o aparecimento do neuroma. Na pronação excessiva os primeiros metatarsos ficam com movimento bloqueado e como compensação, no momento da pisada, o quarto metatarso precisa aumentar seu movimento, gerando compressão na região. Além disso, na pisada hiperpronada o arco do pé não ameniza o impacto do corpo com o solo como deveria.

 

 

SINTOMAS

Os sintomas, no início surgem com uma dor no coxim plantar (almofada do pé) e melhoram com a retirada do calçado, mas podem evoluir para uma dor constante e formigamento nos dedos dos pés (principalmente, terceiro e quarto dedos).

  • dor aguda ou queimação na planta do pé;

  • dormência ou formigamento na área afetada;

  • cãibras nos dedos dos pés.

 

 

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico deve ser feito por um médico especialista, geralmente um ortopedista especialista em pé e tornozelo, e em um primeiro momento, é clínico. O médico examinará o pé do paciente, apertando a parte da frente do pé ou os dedos do pé.

 

Exames complementares podem ser solicitados para descartar diagnósticos diferenciais.

A radiografia serve para eliminar outras causas de metatarsalgias como: doença de Freiberg, patologia articular ou óssea e a ressonância nuclear magnética permite o diagnóstico, localização e avaliação das dimensões do neuroma.

 

 

TRATAMENTO

Na maioria dos casos, o tratamento é conservador, ou seja não cirúrgico, podem incluir:

  • Modificação do tipo de calçado utilizado. Uso de sapatos mais amplos, que deixem os pés “à vontade”, suportes e amortecedores que reduzam a pressão sobre os nervos do pé (palmilha ortopédica de descarga);

  • Diminuição da atividade física;

  • Analgésicos e anti-inflamatórios;

  • Fisioterapia: importante para o alívio da dor.

 

No caso de não resposta ao tratamento conseervador, a cirurgia é indicada para remover o tecido espessado.

VENHA NOS CONHECER

Avenida Angélica, 916 - cj. 608 - SP

CEP 01227-000

Agende já sua consulta

(11) 2501-1943 (tel)

(11) 94370-7156 (whatsapp)

CONTATOS

Tel: (11) 2501-1943 / (11) 94370-7156

E-mail: contato@isonanten.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon