NANTEN

CREMESP 971400
CNPJ 26.622.691/0001-59
INSTITUTO DE ORTOPEDIA E SAÚDE
Lesão no menisco: o que é, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

Os meniscos são estruturas cartilaginosas que ficam dentro do joelho, localizadas entre a tíbia e o fêmur. Em forma de C, têm como função absorver impactos, contribuir para estabilidade articular dos joelhos, auxiliar na lubrificação, proteger a cartilagem e melhorar o movimento.
Em cada joelho existem dois meniscos: o medial (localizado do lado interno do joelho, auxilia na estabilização de anterior para posterior do ligamento cruzado anterior) e o lateral (localizado do lado externo do joelho, auxilia no movimento de rotação do joelho durante a flexão e extensão). Ou seja, são pequenas cartilagens que funcionam como amortecedores entre os ossos da perna e da coxa.


CAUSAS
As lesões mais comuns estão relacionadas a traumas, como entorses ou movimentos bruscos do joelho. No entanto, existem diversas outras causas para a lesão no menisco:
-
Pancadas;
-
Excesso de peso;
-
Movimentos repetitivos;
-
Instabilidade motora;
-
Degeneração (artrose);
-
Má-formação anatômica.
SINTOMAS
-
Dor entre o osso da perna e da coxa (a dor pode ser em qualquer região, anterior, lateral ou posterior);
-
Dificuldade para subir e descer escadas;
-
Inchaço e derrame articular;
-
Estalos no joelho;
-
Endurecimento e limitação para dobrar ou estender a perna;
-
Bloqueio articular.
DIAGNÓSTICO
Deve ser feito por um médico ortopedista, preferencialmente especialista em joelho. Por meio da análise do histórico do paciente e de um exame físico com testes e manobras especiais, o profissional fará o diagnóstico do paciente.
O exame de imagem, especificamente a ressonância magnética, confirmará a lesão meniscal, seu tipo, localização, extensão e a presença de outros prejuízos associados.
TRATAMENTO
O tratamento da lesão no menisco depende do tipo da lesão, das características da mesma, das condições de desgaste do joelho e da idade do paciente. Sendo que algumas lesões podem ser tratadas pelo método conservador, outras lesões têm indicação de sutura do menisco e outras podem ter indicação de uma meniscectomia (uma cirurgia de remoção da lesão). As cirurgias hoje são feitas de forma artroscópica, ou seja, minimamente invasiva, com câmera.
