NANTEN

CREMESP 971400
CNPJ 26.622.691/0001-59
INSTITUTO DE ORTOPEDIA E SAÚDE
Dicas de como manter os joelhos saudáveis e longe de lesões:

Atualmente, existe um consenso mundial de que o sedentarismo é o principal responsável pelo desequilíbrio e franqueza muscular com repercussões no joelho. Quer praticar esportes e manter os seus joelhos saudáveis? Veja abaixo algumas dicas:
-
Evite o sobrepeso e a obesidade: Estar com alguns quilos a mais, aumenta a sobrecarga, facilitando o aparecimento de lesões nos joelhos.
-
Faça atividade física: Realizar atividades físicas progressivas e, inicialmente, sem impacto até o fortalecimento adequado da musculatura é a melhor forma de prevenir a sobrecarga articular. A construção de músculos fortes nos quadriceps, isquiotibiais (anteriores e posteriores da coxa) e glúteos pode diminuir a dor e ajudar as pessoas a tolerarem melhor algumas doenças.
-
Procure a orientação de um profissional capacitado (treinador): O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado à lesões. Atividades de impacto, como a corrida, podem não ser indicadas para pessoas que já tiveram traumas nas articulações dos membros inferiores. Esportes aquáticos já são excelentes para esses casos, pois diminuem muito a carga.
-
Faça aquecimento e alongamento: músculos e articulações não aquecidas sofrem lesões mais facilmente. Estudos comprovam que não basta ter músculos e joelhos fortes, eles precisam estar bem aquecidos e alongados para deixá-los com boa flexibilidade para todos os movimentos que podem ser necessários na pratica esportiva.
-
Respeite seus limites: Comece com um treino leve e aumente a carga, impacto e a duração de forma gradual. Picos súbitos de treino visando determinada prova podem ser o “estopim” de uma lesão. Se durante ou depois de algum exercício, sentir dor intensa ou dor persistente, é importante procurar um médico. Dores nas articulações não devem ser ignoradas.
-
Escolha o calçado adequado: Tênis confortáveis e com bom amortecedor ao “toque do calcanhar” ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho.
O joelho é composto por diversas estruturas: ligamentos, meniscos, tendões, cápsula articular, entre outras. Trata-se de uma articulação complexa que necessita de estabilidade e flexibilidade ao mesmo tempo, pois sustenta a maior carga e o peso do corpo.
Justamente por ser responsável por sustentar a maior carga e o peso do corpo, as dores nos joelhos são as dores mais comuns de todas as articulações, tornando-o ponto frequente de lesões e desgastes, que podem gerar até a necessidade de uma cirurgia.