Dicas de como manter os joelhos saudáveis e longe de lesões:

Atualmente, existe um consenso mundial de que o sedentarismo é o principal responsável pelo desequilíbrio e franqueza muscular com repercussões no joelho. Quer praticar esportes e manter os seus joelhos saudáveis? Veja abaixo algumas dicas:

  1. Evite o sobrepeso e a obesidade: Estar com alguns quilos a mais, aumenta a sobrecarga, facilitando o aparecimento de lesões nos joelhos.

  2. Faça atividade física: Realizar atividades físicas progressivas e, inicialmente, sem impacto até o fortalecimento adequado da musculatura é a melhor forma de prevenir a sobrecarga articular. A construção de músculos fortes nos quadriceps, isquiotibiais (anteriores e posteriores da coxa) e glúteos pode diminuir a dor e ajudar as pessoas a tolerarem melhor algumas doenças.

  3. Procure a orientação de um profissional capacitado (treinador): O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado à lesões. Atividades de impacto, como a corrida, podem não ser indicadas para pessoas que já tiveram traumas nas articulações dos membros inferiores. Esportes aquáticos já são excelentes para esses casos, pois diminuem muito a carga.

  4. Faça aquecimento e alongamento: músculos e articulações não aquecidas sofrem lesões mais facilmente. Estudos comprovam que não basta ter músculos e joelhos fortes, eles precisam estar bem aquecidos e alongados para deixá-los com boa flexibilidade para todos os movimentos que podem ser necessários na pratica esportiva.

  5. Respeite seus limites: Comece com um treino leve e aumente a carga, impacto e a duração de forma gradual. Picos súbitos de treino visando determinada prova podem ser o “estopim” de uma lesão. Se durante ou depois de algum exercício, sentir dor intensa ou dor persistente, é importante procurar um médico. Dores nas articulações não devem ser ignoradas.

  6. Escolha o calçado adequado: Tênis confortáveis e com bom amortecedor ao “toque do calcanhar” ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho.

O joelho é composto por diversas estruturas: ligamentos, meniscos, tendões, cápsula articular, entre outras. Trata-se de uma articulação complexa que necessita de estabilidade e flexibilidade ao mesmo tempo, pois sustenta a maior carga e o peso do corpo.

Justamente por ser responsável por sustentar a maior carga e o peso do corpo, as dores nos joelhos são as dores mais comuns de todas as articulações, tornando-o ponto frequente de lesões e desgastes, que podem gerar até a necessidade de uma cirurgia.

VENHA NOS CONHECER

Avenida Angélica, 916 - cj. 608 - SP

CEP 01227-000

Agende já sua consulta

(11) 2501-1943 (tel)

(11) 94370-7156 (whatsapp)

CONTATOS

Tel: (11) 2501-1943 / (11) 94370-7156

E-mail: contato@isonanten.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon