Você sabe o que é Fibromialgia?

fibromialgia

Fibromialgia é uma doença de causa ainda desconhecida. É uma doença diferente da maior parte das outras, pois praticamente não aparece em nenhum tipo de exame. Mas mesmo assim, ao contrário do que muitos pensam, é uma doença real (e não “psicológica”).

A grande característica desta doença é a presença de dores generalizadas pelo corpo, podendo ser na musculatura ou nas articulações. Além das dores difusas o paciente pode ter outros sintomas associados, mais comumente: sono de qualidade ruim (insônia, ou mesmo se dormir acorda com sensação de fadiga e dores), sintomas depressivos (como choro fácil e tristeza), esquecimentos frequentes (chamado “fibrofog”). Existem muitos outros chamados sintomas somáticos: cefaleia frequente, intestino irritável (preso ou diarreia), tonturas, sensação de formigamentos nos membros, boca seca, visão borrada, zumbido, espasmos da bexiga e tantos outros podem ser justificados por essa síndrome.

Existem várias medicações que o médico pode receitar para

ajudar no controle dos sintomas, porém a maior resposta vem da adição destas com alterações simples mas importantíssimas no estilo de vida. Procure um bom reumatologista para te indicar o melhor tratamento e o que é necessário para vencer a fibromialgia!

por Thaysa Simões Paixão Passalini