Fasceíte Plantar

A fasceíte plantar é a principal causa de dor nos calcanhares e também a queixa mais comum nos consultórios dos cirurgiões do pé e tornozelo. Com o advento das corridas de rua as queixas vêm aumentando bastante, mas a doença não acomete apenas corredores, é frequentemente observada também na população sedentária e acima do peso.

Nos corredores as principais causas são os erros de treinamento como o aumento brusco e sem preparo da frequência, distancia ou velocidade de treino, o tipo de terreno e o tipo de calçado utilizados no treino. Nos não atletas a doença está mais relacionada ao tipo de pisada, formato do pé e ganho de peso.

Pode ocorrer um processo inflamatório agudo na fascia (tecido que cobre a musculatura plantar do pé) ou mais comumente uma lesão degenerativa progressiva.

A queixa principal é uma dor intensa sob o calcanhar que pode ou não irradiar para o arco plantar. Inicialmente a dor é pior na primeira pisada do dia ou ao iniciar a marcha após um período de repouso. Impacto e longos períodos de ortostatismo podem agravar os sintomas.

 

O tratamento inicia-se com foco no quadro álgico e processo inflamatório, para isso indica-se repouso, gelo, antiiflamatórios não esteroides, alteração do calçado e principalmente alongamentos. Para os corredores, na fase aguda recomenda-se parar com a corrida ou subtitui-la por simuladores elípticos e caminhadas curtas. Após melhora inicial dos sintomas o tratamento deve focar o fortalecimento e reequilíbrio muscular. Terapias alternativas (órteses noturnas, ondas de choque) podem ser utilizadas no caso de persistência dos sintomas, e o tratamento cirúrgico raramente está indicado.

por Jordanna Bergamasco

VENHA NOS CONHECER

Avenida Angélica, 916 - cj. 608 - SP

CEP 01227-000

Agende já sua consulta

(11) 2501-1943 (tel)

(11) 94370-7156 (whatsapp)

CONTATOS

Tel: (11) 2501-1943 / (11) 94370-7156

E-mail: contato@isonanten.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon