Exercício na gravidez: recomenda-se exercícios regulares para grávidas saudáveis.

Exercícios regulares trazem benefícios significativos para a saúde e o bem-estar. De acordo com o Guia Nacional do Departamento de Saúde e Serviços Humanos Americano (HHS) e a Faculdade de Obstetricia e Ginecologia (ACOG), todas as mulheres grávidas em estado saudável deveriam fazer exercícios regulares.

Exercitar-se é seguro e benéfico para a maioria das mulheres grávidas e seus fetos, pois mantém o ganho de peso de forma saudável, diminui a hipertensão, reduz as dores nas costas, além de encurtar a duração do trabalho de parto e reduzir o risco de uma cesária.

A FISIOLOGIA MATERNA DA GRAVIDEZ

É comprovado que exercitar-se durante a gravidez trás inúmeros benefícios. No entanto, antes de recomendar atividades físicas à uma grávida, é importante entender todas as mudanças fisiológicas assoaciadas à gravidez e essas, associadas ao exercício durante a gestação.

 

Mudanças fisiológicas durante a gestação:

 

1. Adaptacões Cardiovasculares e Pulmonares:

  • Aumento do volume sanguíneo e dos batimentos cardíacos e redução da resistência do sistema vascular.

  • Aumento do consumo de oxigênio nos pulmões e do tempo de ventilação e diminuição da reserva de oxigênio.

 

2. Metabolismo da Glicose: O feto demanda glicose de forma intensa, crescente e contínua durante a gestação e a extração da glicose materna se mantém, independente de a mãe estar ou não em jejum. Desta forma, há um aumento da resistência perférica à insulina, tornando o tecido menos sensível a acão desse hormônio e diminuindo em cerca de 40 a 50% a utilização de glicose periférica. O que pode resultar em hiperglicemia e hiperinsulinemia ou até na diabetes gestacional.

 

3. Alterações musculoesqueléticas: Relaxamento das articulações periféricas, lordose progressiva e mudança no centro de gravidade do corpo.

 

4. Ganho de peso: A variação de peso considerada normal durante a gravidez está diretamente relacionada com o índice de massa corpórea de cada grávida.

Mudanças fisiológicas associadas ao exercício durante a gestação:

 

1. Alterações da fisiologia cardiovascular materna com o exercício: Estudos revelaram que exercícios podem melhorar as funções cardiovasculares da mulher grávida sem prejudicar a saúde do feto.

2. Metabolismo da glicose materna durante o exercício: Estudos mostraram que gestantes que praticam exercício têm queda mais rápida na glicemia, além de menor nível de insulina no sangue.

3. Fisiologia do feto durante o exercício: Estudos revelaram o aumento da frequência cardíaca do feto durante e após a prática de exercícios, mas confirmam que exercícios de leve a moderado não afetam a saúde do feto.

 

 

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS

É recomendado que mulheres grávidas façam uma avaliação médica antes de iniciarem uma rotina de exercícios. Cada gestante deve ser avaliada de acordo com o seu nível de resistência física e complicações gestacionais e pode requerer uma rotina específica de exercícios. Vale lembrar que qualquer exercício prescrito durante a gravidez pode afetar não só a saúde da mulher grávida, mas também a saúde do feto.

 

Tipos de exercícios recomendados durante a gestação:

Caminhada;

Natação;

Bicicleta ergométrica;

Exercícios de baixo impacto aeróbico tais como Yoga e Pilates (com o cuidado de evitar posições que podem causar hipotensão).

 

Tipos de exercícios que devem ser evitados durante a gestação:

Esportes de contato;

Atividades com auto-risco de trauma ou impacto, tais como surfe, andar à cavalo e ginástica olímpica.

 

Por fim, recomenda-se que a gestante procure o seu ginecologista ou médico do esporte para que seja orientada em relação à prática de atividade física nesse momento tão importante da vida.

Fonte: Exercise in Pregnancy, Vanessa H. Gregg, MD*, James E. Ferguson II, MD, MBA.

VENHA NOS CONHECER

Avenida Angélica, 916 - cj. 608 - SP

CEP 01227-000

Agende já sua consulta

(11) 2501-1943 (tel)

(11) 94370-7156 (whatsapp)

CONTATOS

Tel: (11) 2501-1943 / (11) 94370-7156

E-mail: contato@isonanten.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon