Para que serve a curva na sola do pé?

sola do pé

A curva da sola do pé surge na infância, quando o corpo se desenvolve. Ela serve para distribuir o peso do corpo sobre os pés e ajudar na absorção de impactos. Também chamada de arco plantar, tende a aparecer normalmente até os seis anos de idade, conforme o desenvolvimento da musculatura ao andar. No entanto, nem sempre isso ocorre ou ocorre da forma adequada, resultando então em alguns problemas ortopédicos.

Mas quais seriam as consequências de quem não desenvolve o arco plantar da maneira correta?

PÉ CHATO

PÉ CAVO

pé chato

O pé chato, ou pé plano, ocorre quando o arco plantar não surge, determinando assim que, ao ficar em pé, a planta do pé toque o chão por inteiro, o que causa um maior desgaste energético na marcha. Neste caso, o corpo tenta reagiar à “pisada errada” por meio de contraturas musculares podendo surgir dores não só nos pés mas nos joelho e até coluna.

pé cavo

Já o pé cavo, é o oposto do pé chato. Ou seja, o arco plantar possui uma acentuação maior que a devida. Nessa circunstância, o impacto não é devidamente absorvido e a distribuição do peso não é feita de forma adequada, aumentando a pressão sobre o calcanhar e a região da frente dos pés. Em decorrência disso, pode ocorrer o surgimento de calosidades volumosas e dolorosas.